Estudo bíblico, mensagem, reflexão e fé

Estudo bíblico, mensagem, reflexão e fé


As cópias da Bíblia Sagrada que temos em mãos hoje são fiéis? Alguma informação importante teria sido omitida? Ou algo fantasioso foi acr...

BÍBLIA SAGRADA - Papel aceita tudo? Nossas cópias são confiáveis?

As cópias da Bíblia Sagrada que temos em mãos hoje são fiéis? Alguma informação importante teria sido omitida? Ou algo fantasioso foi acrescentado ao Livro Sagrado?

A Bíblia hoje

É verdade que os manuscritos originais já se tornaram pó há muito tempo. Tudo o que temos são cópias de cópias. Mas podemos descobrir muitas coisas ao estudar os métodos de investigação científicos.
Existem muitos textos antigos de famosos historiadores e filósofos com muito menos provas documentais que a Bíblia. Estas obras, no entanto, tem total credibilidade hoje. A Bíblia, se comparada a estes escritores, tem quilômetros de vantagem, principalmente por ter muito mais cópias, provas documentais que sobreviveram aos séculos. 

Investigando a Bíblia

Existem métodos utilizados para se comprovar a autenticidade de um documento muito antigo. Quanto mais cópias de um documento, todas em harmonia, maior a possibilidade de compará-las, principalmente se forem de regiões totalmente diferentes. Maior então a possibilidade de visualizar como seriam os originais.
Segundo o Doutor Bruce M. Metzger, a única forma possível de harmonizá-los seria pela ascendência de todos eles à mesma árvore genealógica que representaria a descendência dos manuscritos originais. Este é um grande diferencial da Bíblia, e com abundância de documentos. 

A Bíblia comparada a outros livros antigos

Outra vantagem é a idade das cópias. Existem cópias de textos bíblicos de poucas gerações depois dos originais. Já no caso de outros escritores da antiguidade, ovacionados em nossa geração, se passaram cinco, oito ou dez séculos entre o texto original e as cópias mais antigas que sobreviveram. Com tudo isso, eu nunca vi ninguém questionar a autenticidade destes filósofos e historiadores, e não estou desmerecendo sua credibilidade, pois são literariamente confiáveis. Imagine a Bíblia? Quão confiável ela é!

Preconceito em relação a Bíblia

O que acontece é que existe muita gente preconceituosa e medíocre, que sem conhecimento de causa, querem por em prova a autenticidade da Bíblia. Nem mesmo os métodos científicos mais meticulosos podem desacreditar a autenticidade dos textos sagrados. Ninguém pode tirar a credibilidade da Bíblia.

Traduções da Bíblia na antiguidade

Vamos focar o Novo Testamento para especificarmos alguns exemplos. Além dos manuscritos gregos, temos também a tradução dos evangelhos para outras línguas numa época relativamente antiga: para o latim, o siríaco e o copta. Alem disso temos o que poderíamos chamar de traduções secundárias feitas pouco tempo depois, como a armênia e a gótica. Existem várias outras além dessas como a georgiana e a etíope dentre uma grande variedade.
Mesmo que não houvesse os manuscritos gregos, seria possível remontar o conteúdo exato do Novo Testamento. E se também perdêssemos todos os outros manuscritos mais antigos, seria possível reproduzir ainda o Novo Testamento só com a grande quantidade de citações, comentários, esboços, sermões e cartas dos antigos pais da igreja. O Evangelho é irrefutável.

Conheça a Bíblia Sagrada

Aceitar e viver a mensagem bíblica são questões de fórum íntimo, questão de fé e experiência particular com Deus, só podendo ser transmitida através do testemunho. Já a autenticidade e historicidade bíblica é uma questão para a ciência responder, e por este expediente tem se mostrado irrepreensível.
Comece a leitura da Bíblia hoje mesmo. Baixe a Bíblia Sagrada para celular, ou faça sua leitura online. Você pode inclusive fazer o download da Bíblia gratuitamente em diversos sites. Tem a opção de ler inclusive a versão linguagem de hoje, versão internacional, (NVI) Bíblia Viva e muitas outras traduções modernas da Bíblia Sagrada em português ou outra língua.

Leia a Bíblia com a mente desarmada. Veja o que ela tem a dizer sobre Jesus.

BIBLIOGRAFIA:
Sete Respostas Sobre a Existência de Deus - Missão Editorial - Adriano Alves
Em Defesa da Fé - Vida - Lee Strobel
Pontos Difíceis de Entender - CPAD - Antônio Mesquita

7 Respostas Sobre a Existência de Deus - Adriano Alves - Missão Editorial

Se Deus existe, porque não podemos vê-lo? Se Deus é bom, porque permite o mal e o sofrimento? E como explicar o inferno? A Bíblia merece confiança? Posso interpretar a Bíblia do meu jeito? Estas e outras questões são abordadas nesta obra de forma concisa e dinâmica. Versão e-book - 62 páginas - por apenas R$3,90.

VER PRODUTO

Para versão impressa basta enviar mensagem via whats app (43) 99639-0146 (R$20,00 por exemplar) FRETE GRÁTIS

Conheça outros livros do Pr. Adriano Alves.