T em gente que tem fé na própria fé. Isto é inútil. Outros dão ênfase aos sentimentos. Mas fé não se sente. Fé é uma escolha e não um s...

Olhando O Invisível


Tem gente que tem fé na própria fé. Isto é inútil. Outros dão ênfase aos sentimentos. Mas fé não se sente. Fé é uma escolha e não um sentimento. Fé é olhar para o invisível, e ter certeza que Deus está trabalhando neste expediente.

 Abraão no caminho de Moriá; Jó na tempestade; Moisés no deserto do Sinai; Jesus no Getsêmani: - Todos olhavam por de trás da cena visível das coisas: A Fé.

E como a Bíblia explica a fé?

Em toda Escritura só tem um versículo com a definição da palavra fé: Hb 11. 1: “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.
Se bem que acham que o autor poderia ter falado mais deste pensamento intelectual e teórico do que é a fé. Entretanto, é só isto que temos em toda a Bíblia. E penso que esta ausência de explicação tem um propósito: - Fé não se explica, mas se vive. A Fé não é teórica. No lugar de fazer uma descrição detalhada dos termos, o escritor aos Hebreus prefere recorrer às histórias de homens e mulheres que venceram pela fé. O filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard afirmou que: “Ainda que fôssemos capazes de colocar todo o conteúdo da fé em forma de conceito, não decorre disto que já tivéssemos compreendido a fé, compreendido como entramos nela ou como ela entra em nós”. Se quisermos compreender a fé precisamos aprender com as histórias reais, das pessoas que escolheram olhar por de trás da cena visível das coisas, ou seja, olharam para o invisível.

É isto que Paulo nos diz em 2 Co 5.7: (Porque andamos por fé, e não por vista). Se a fé não é baseada nas coisas visíveis, logo sua fonte é o invisível. Portanto, através dos testemunhos da galeria da fé de Hebreus 11, o escritor tem dois propósitos: 1 - está nos levando a acreditar no caráter de Deus, ou seja, que ele é quem diz ser. E 2 - está nos levando acreditar nas promessas de Deus, que ele vai fazer o que disse que ia fazer. Se eu acredito nisto, mesmo antes de ver, já estou adorando a Deus, ainda que combatido pelas evidências visíveis.

O verbo “andamos” em grego é “peripateo”. É um verbo comumente usado para descrever o todo da vida cristã (Rm 6.4; 13.13). Não existe vida cristã genuína sem fé. E esta fé nos faz não só confiar no futuro, mas ser corajoso no presente. Que possamos aprender com os erros e acertos dos heróis da fé.

Eu quero viver uma vida de fé, mas não sei onde adquirir este produto? O fornecedor da fé tem um expediente: A Palavra. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Rm 10.17).