A história de José é a trajetória de um sonhador. E neste quesito seu apelo é universal. Quem não sonha? Todos aspiram, anelam, imagin...

Nossos sonhos podem ser os sonhos de Deus



A história de José é a trajetória de um sonhador. E neste quesito seu apelo é universal. Quem não sonha? Todos aspiram, anelam, imaginam e às vezes até devaneiam. Entretanto a história de José não é mais uma quimera. Seus sonhos nos ensinam como sonhar.
Esta é uma das histórias que mais gosto. É tão encantadora quanto importante. Ocupa cerca de um terço do livro de Gênesis, traçando os alicerces de um povo. Mostra superação, nos anima e nos encoraja a lutar pelos nossos ideais. Na verdade, com José aprendemos que nossos sonhos também podem ser os sonhos de Deus. É claro que o salmista já nos avisou que “não dorme nem tosqueneja o guarda de Israel”. Mas não é do sonho de quem dorme que estamos falando somente. Estou falando de projetos. Sim José nos ensina que vale a pena viver os projetos de Deus. Sonhar os sonhos de Deus.
No ponto alto desta maravilhosa história, o Pr. Reginaldo Ribeiro nos lembra de um detalhe que faz toda a diferença. A vaga disponível no palácio naquele momento, segundo as entrelinhas do texto, era de padeiro. Porque o padeiro havia sido condenado à morte e precisava ser substituído. Mas Deus tinha muito mais para José. O que Deus queria para José não era uma vaga na padaria de Faraó. Deus queria colocar José em uma posição muito mais elevada. E no momento certo José foi lembrado pelo copeiro. Nem um minuto a mais, nem um a menos. Dois anos depois, a vaga disponível era nada mais nada menos que – governador do Egito. Não murmure por causa das exíguas conquistas que minguaram. Não desanime por causa do tempo, quando parece que tudo parou para você. Se nada acontece em sua vida, continue na palavra que Deus te deu. É a visão de Deus que está alcançando, para você, algo muito maior lá na frente. Não se precipite para pegar a vaga do padeiro. Espere em Deus, porque a visão dele é bem melhor do que a nossa visão. Tem muita gente perdendo a bênção de Deus, porque não sabe esperar. Não consegue confiar e se entregar aos desígnios do Pai. Não consegue acreditar que Deus tem algo muito maior para a sua vida. Não venda seus sonhos. Não chute o pau da barraca. Lá na frente, no tempo certo, tem uma vaga que Deus reservou para você.