O evento futuro que está mais perto de nós, sem dúvida, é a morte. A Bíblia mostra a ansiedade humana por respostas: “ Morrendo o hom...

Onde estão os mortos?



O evento futuro que está mais perto de nós, sem dúvida, é a morte. A Bíblia mostra a ansiedade humana por respostas: Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? (Jó 14.14). E de fato, a morte é o primeiro efeito externo do pecado sobre o homem: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. (Rm 5.12). Não obstante ser a primeira a entrar, Paulo diz que a morte será o último efeito do pecado, do qual seremos salvos: Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte”. (1 Co 15.26). Mas a grande pergunta é: “-Onde estão os mortos?” A revelação desta questão na Bíblia se desenvolve progressivamente. Ao chegarmos ao Novo Testamento, Jesus lança luz a essa questão. Portanto, a resposta divide-se a duas fazes: “-antes e depois da ressurreição de Cristo”. Jesus revela que os mortos estavam, até antes da sua ressurreição, num lugar chamado Hades, (Lc 16.23), que em hebraico é Sheol. Ambas as palavras denotam o mundo dos mortos, onde justos e ímpios estavam separados por um abismo intransponível. Mas um evento de proporções universais e eternas chacoalhou a habitação dos mortos. Em Ef 4.9 vemos que Jesus, após morrer na cruz, desceu as partes mais baixas da terra, ao mundo dos mortos. Em Cl 2.15 diz que: “-despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Já que “em tudo foi tentado, mas sem pecado”, (Hb 4.15), Jesus pôde rasgar a promissória do pecado que pesava contra nós. (Cl 2.14). Em Ef 4.8 diz que Jesus levou “cativo o cativeiro”. Poucos instantes antes de morrer, ele prometeu ao ladrão da cruz, “-hoje estarás comigo no Paraíso. (Lc 23.43). Portanto, Jesus levou os mortos justos ao céu, lugar que chamou de Paraíso. Paulo corrobora esta revelação em 2 Co 12.1-4 afirmando que o Paraíso está no terceiro céu. Podemos conjecturar que o primeiro céu é a atmosfera terrestre, o segundo céu é o espaço sideral. Assim o terceiro céu está em uma dimensão desconhecida aos seres humanos.
Contudo, se houve mudanças para os justos, pergunta-se: “- E os mortos ímpios? Onde estão?” - Não houve mudança alguma para eles. Continuam no Hades, em prisões, aguardando o dia do julgamento final de Ap 20.13-15.
Conheça meus livros digitais em https://www.facebook.com/adrianoalvesmissaoeditorial/shop/?rt=19