5 atitudes dos pais que geram filhos vencedores

5 atitudes dos pais que geram filhos vencedores

5 atitudes dos pais que geram filhos vencedores
5 atitudes dos pais que geram filhos vencedores


As experiências diárias de uma criança devem estar repletas de Deus – assim como a sua família. Os pais devem ensinar seus filhos a ver Deus em todos os aspectos da vida.Entretanto, é muito comum aos pais terceirizar este papel para a igreja e a escola.

Depósito de crianças

Muitas igrejas não fazem a sua parte – e tratam o departamento infantil como um depósito de crianças.

Se as igrejas olhassem mais suas Bíblias, perceberiam que as crianças estão no centro do propósito de Deus. Não se trata de um ministério menor para a igreja – e não deve ser menos importante para os pais.

Nossos filhos estão sendo atacados 

Tudo se torna mais perverso para nossos filhos com o ensino público brasileiro.

Sob a égide de Paulo Freire, a pedagogia imposta pelos governos de esquerda têm feito um grande estrago no imaginário infantil. Os conceitos socialistas nas escolas e universidades brasileiras pretendem ser verdadeiras granjas de produzir alienados.

A realidade é que nossas crianças não são capacitadas para ler e compreender um texto sequer. Muito menos sabem o básico das matérias relacionadas com a lógica.

Embora não sejamos especialistas em educação, nós os pais de crianças em escolas públicas, (e eu tenho três) podemos, em casa mesmo, fazer a nossa parte. Existem diversas técnicas de alfabetização em casa – muito mais eficaz do que o aparelhado MEC. Devemos suprir as lacunas do ensino público enquanto a estrutura comunista não for desmontada.

Degradação moral de nossos filhos

Entretanto o mais danoso ato do governo socialista tem sido a degradação moral de nossas crianças, com ideologia de gênero, relativização dos valores morais e zombaria dos preceitos bíblicos.

Dada esta realidade nefasta eu subscrevo aqui:


5 atitudes dos pais que geram filhos vencedores



1- Falar aos filhos a Palavra de Deus

A Bíblia manda ensinar a palavra de Deus aos nossos filhos. Seja nas oportunidades cotidianas, assentado em casa, andando pelo caminho, deitando-se ou levantando-se.

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” (Dt 6. 6-7)

A responsabilidade de mostrar Deus para os filhos sempre será dos pais. Devemos instruí-los nos princípios da Bíblia, e acompanhá-los de perto, passo a passo em suas atividades escolares.


2- Ler as histórias da Bíblia para nossos filhos diariamente

As crianças hebreias sabiam de cor longos trechos da Torá – os primeiros cinco livros da Bíblia.

Ler histórias para nossas crianças é uma grande bênção. Estudos comprovam os benefícios desta prática até para a vida secular.
Crianças com extraordinária capacidade cognitiva normalmente têm pais que leem para elas todos os dias. 

Mesmo que a criança não saiba ler, colherá os benefícios desta leitura compartilhada.


Como fazer leitura para meus filhos?

Ler histórias em voz alta, tendo preferencialmente livros ilustrados poderá abrir a mente e os horizontes de uma criança. 

Mesmo que você ache seu filho muito novo, a Bíblia manda inculcar a Palavra de Deus. Estudos mostram que crianças ente 15 a 18 meses são capazes de aprender uma palavra nova por meio de uma única exposição à imagem que a representa.

Há ainda outros estudos recentes que relacionam o tempo dedicado a escutar histórias com o rendimento na compreensão de textos mais tarde na escola. Ler é melhor que contar de improviso. Um texto contém frases mais elaboradas que uma conversa no dia a dia. Isto faz desenvolver a cognição infantil.

As crianças que escutam mais histórias e por mais tempo, apresentam um desempenho muito melhor no 4° ano do ensino fundamental. Estas crianças tendem a compreender os textos com mais facilidade. 

Leia para seus filhos todos os dias. Não é a toa que os países com maior índice de desenvolvimento humano no mundo, em sua maioria têm raízes protestantes. Valorizam o ensino bíblico, o pensamento conservador, a liberdade individual e os bons valores morais.

Portanto a leitura de histórias da Bíblia para meu filho deve começar o quanto antes – se possível no ventre materno.


3- Dar o exemplo para seu filho, valoriza suas palavras

Os pais precisam viver as palavras de Dt 6.6 para ter autoridade de ensinar:

“estas palavras... estarão no teu coração”. 

Você, pai ou mãe é sacerdote de Deus em sua casa. E seus filhos se constituem na missão mais importante da sua vida sobre a face da terra.

Lembre-se: 

– Você pode ensinar muitas coisas para eles, mas o que vão realmente aprender é o que você faz diante deles.


4- Mostre ao seu filho as consequências do mal feito.


O pai e a mãe que ama verdadeiramente o filho – mostra as consequências de se praticar o mal. Se não o fizerem, a vida se encarregará de aplicar esta aula.

“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”. (Pv 13.24)

Seja você o melhor professor de seu filho.


5- Determine ao seu filho quais são os limites

A psicologia ensina que qualquer ser humano sem limites se autodestrói.

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe”. (Pv 29.15)

Muitas crianças já não são mais príncipes e princesas de seus lares. Já ocuparam o trono e se tornaram reizinhos e rainhazinhas. São birrentos e não conhecem limites. Para depô-los do trono há de se fazer uma verdadeira revolução armada – com uma varinha bem verde.

“A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela”.Pv 22.15 


Faça de seus filhos vencedores em Cristo.

Devemos orar e jejuar por nossas crianças. A responsabilidade de empreender uma verdadeira batalha espiritual é toda nossa. E devemos contar alegremente os grandes feitos do Senhor.

Asafe explica com as seguintes palavras:

“Vou lhes contar essas coisas para vocês poderem passar adiante a história dos milagres maravilhosos que o Senhor realizou e do seu grande poder, contando tudo isso a seus filhos e netos”.
“Ele deu suas Leis a Israel para mostrar sua vontade ao povo, e ordenou aos antigos israelitas que ensinassem essas Leis a seus filhos”.
“Assim, cada nova geração saberia a vontade do Senhor e ensinaria a geração seguinte, para que sempre confiassem em Deus e nunca esquecessem seus grandes milagres, obedecendo fielmente os mandamentos do Senhor”. (Sl 78.4-7)

Você foi abençoado com esta palavra? Ajude-me a expandir o alcance deste trabalho. Sua oferta é muito importante. Saiba como contribuir AQUI.


Conheça os meus livros AQUI

Eu te aviso por email quando escrever um artigo novo

Universidade da Bíblia