Um jovem pode estudar durante quatro anos em uma faculdade, mas não terá a sua graduação enquanto o reitor não disser: — Eu colo gra...

Se você é cristão, sua fala tem autoridade perlocutória



Um jovem pode estudar durante quatro anos em uma faculdade, mas não terá a sua graduação enquanto o reitor não disser:
— Eu colo grau!
Da mesma forma, uma cerimônia de casamento pode ter todas as formalidades cumpridas, decoração impecável, testemunhas, noivos, celebrante e festa – mas o casamento não existe enquanto o celebrante não diz:
— Eu vos declaro marido e mulher!
Um policial tem igual autoridade para – através da sua fala – dar voz de prisão à qualquer indivíduo que burlar a lei. Esta autoridade da fala é também chamada de palavra perlocutória. É o efeito produzido pela fala. Nos casos acima, cada pessoa foi revestida de autoridade perlocutória – e suas falas estão afiançadas por aqueles que deram tal autoridade.

A autoridade perlocutória funciona muito bem em nossas esferas humanas e administrativas. A fala daquele que recebeu autoridade tem valor legal.

Pense comigo – se há autoridade perlocutória em uma ordem proferida por um ser humano – que dizer quando o próprio Senhor Jesus dá essa autoridade:

“Eis que vos dou poder...” (Lc 10.19)

Se a autoridade perlocutória produz efeito no mundo material, quanto mais no reino espiritual em nome do régio Senhor de todo o universo.

Em Atos 1.8 o Senhor Jesus asseverou:
“Mas quando o Espírito Santo descer sobre vocês, então receberão poder para testemunhar com grande efeito ao povo de Jerusalém, de toda a Judéia, de Samaria, e até dos confins da terra, a respeito da minha morte e ressurreição”.

Os efeitos da autoridade perlocutória no mundo espiritual são exaltados na Bíblia:
“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tg 5.16)

No princípio o Senhor deu autoridade para o ser humano sobre toda a criação na terra. Mas Adão se sujeitou à Satanás quando fez a sua vontade e desobedeceu a Deus ­– perdeu sua autoridade e se tornou escravo. O Senhor Jesus na cruz do calvário pagou com preço de sangue o nosso resgate do poder que nos escravizava. Na cruz ele também fundou a sua igreja e no dia de Pentecostes à inaugurou com a descida do Espírito Santo.

A autoridade perlocutória está com aqueles que já receberam Jesus como único Senhor e suficiente Salvador. Multidões de pessoas ainda sofrem agruras por parte de Satanás porque ainda não entenderam que não precisam mais se sujeitar a uma vida de privação. 

Seja você um agente de Deus para desfazer as obras de Satanás na autoridade do nome de Jesus.

Segredos do Obreiro Aprovado - Adriano Alves - Missão Editorial

Utilizado em seminários de obreiros e grupos de estudo - esse livro mostra os métodos de Jesus e seus apóstolos e como aplicá-los em nossa geração. Versão e-book - 62 páginas - por apenas R$3,90.

 VER PRODUTO