Estudo bíblico, mensagem, reflexão e fé

Estudo bíblico, mensagem, reflexão e fé


O significado da fé não se limita ao dicionário. Principalmente porque em língua portuguesa uma mesma palavra tem significados muito d...

O que é ter fé segundo a Bíblia?


O significado da fé não se limita ao dicionário. Principalmente porque em língua portuguesa uma mesma palavra tem significados muito diferentes. Se eu falo que estou no banco, posso estar me referindo a uma corporação financeira ou a um simples assento de madeira. Da mesma forma podemos asseverar que existem diferentes tipos de fé. Há uma diferença muito grande entre ter fé e acreditar em algo apenas.

A fé no dicionário

De acordo com o dicionário de Ferreira Bueno fé significa crença e confiança. O que demonstra que a fé pode ser muito genérica, já que precisamos confiar em várias coisas todos os dias. Ao atravessar uma ponte estamos depositando fé que o engenheiro e os demais responsáveis fizeram as contas certas. Ao votar em um político estamos crendo que ele poderá cumprir suas propostas de campanha.

O que é fé religiosa

A fé religiosa é conceitual e ritualística. Apenas cumpre um papel religioso. Ela se baseia em tradições e costumes e está muito longe do conceito bíblico de fé. Já que ter fé segundo a Bíblia não é apenas acreditar em algo. Tiago explica isto em 2.19 de sua carta:

— “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem”.

Logo, apenas acreditar na existência de Deus não nos justifica, já que até os demônios o fazem. Enquanto muitos que se dizem crentes, nem ficam vermelhos quando são confrontados diante de Deus com as suas práticas – os demônios estremecem segundo o texto bíblico. Não adiante apenas acreditar. Conhecer a história de Jesus não muda minha história – já a fé da Bíblia remove até montanhas. (Mc 11.23) Aqui está uma grande diferença entre os religiosos de plantão e os cristãos genuínos: — Conhecer o Jesus que muda minha história é melhor que apenas acreditar na história de Jesus. A fé religiosa é uma coisa engessada e infrutífera. No máximo um placebo para seu praticante. Já a fé no sentido bíblico funciona e trás mudança de vida. Fé não serve apenas decorar frases açucaradas de religiosos hipócritas. A fé segundo a Bíblia opera uma verdadeira revolução interior.

E o que é ter fé segundo a Bíblia?

Devemos olhar para Hebreus 11.1:

—  "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem".

Perceba que a fé é um alicerce para coisas que se esperam e que é uma prova daquilo que não temos no mundo físico. Logo não podemos sentir a fé. Muitas pessoas saem de poderosas reuniões pentecostais, tocados e emocionados, mas continuam vivendo a mesma vida infrutífera. O que ocorre? Confundem fé com sentimento. Mas diante da realidade isto não tem efeito. Mesmo que eu não tenha sentido nada no evento, mas tenha recebido a Palavra e decidido crer e viver aquilo em minha vida – estou manifestando fé poderosa. Eu não preciso ter fé na minha própria fé, ou nos meus sentimentos. Não preciso sentir. A fé é mais simples do que isto. Eu ouço a Palavra de Deus e isto basta pra mim – e funciona.

E como adquirir fé? 

Ouvindo a palavra. 

— “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. (Rm 10.17)

A palavra de Deus trás inúmeras promessas aos seus filhos. E se eu decido racionalmente confiar nelas – vivo como se já a tivesse alcançado – porque pela fé no que está escrito eu já alcancei. E quem me prova isto? A fé bíblica – a prova das coisas que não vemos. O capítulo 11 aos Hebreus é conhecido como a galeria da fé. Ele mostra a história de dezenas de homens e mulheres de Deus que alcançaram a promessa pela fé. Mesmo que você já conheça, leia hoje de novo. A Palavra gera a fé em nossos corações. Este é o expediente de Deus. Você não conquista um milagre pelo tanto que ora, jejua ou chora diante de Deus – mas pela fé apenas. Não que deva parar de orar ou jejuar. Pelo contrário, o faça em dobro. Mas sua oração não muda a Deus. Ela muda você mesmo, na medida em que se torna mais íntimo de Deus.

Os milagres de Deus são exclusivamente pela fé

Quanto ao milagre, se já foi prometido na Bíblia, significa que Deus já está convencido a te dar – se usar o expediente da fé. Você não precisa convencer a Deus, antes deve louvar pelo que já está claro como o meio dia. Se a sua causa tem uma base bíblica, comece a se alegrar em Deus, porque o fruto da fé já é seu em nome de Jesus. Deus te abençoe.

Princípios de Honra - Adriano Alves - Missão Editorial

Deus criou princípios que funcionam para nossa vida e família. Entenda o que a Bíblia ensina sobre a administração do tempo e dinheiro. Esteja em guarda na batalha que ocorre todos os dias no mundo espiritual. Viva sob a perspectiva de um plano superior que Deus projetou para sua  eternidade. Versão e-book - 58 páginas - por apenas R$3,90.

 VER PRODUTO 


Para versão impressa basta enviar mensagem via whats app (43) 99639-0146 (R$20,00 por exemplar) FRETE GRÁTIS

Conheça outros livros do Pr. Adriano Alves.