Muitos textos sobre paz já foram escritos. Frases de efeito são cunhadas a todo o momento. Desde políticos, líderes de grandes religiões ...

Qual é o sentido da Paz? É possível ter paz no mundo em que vivemos?

Muitos textos sobre paz já foram escritos. Frases de efeito são cunhadas a todo o momento. Desde políticos, líderes de grandes religiões até candidatas à miss universo, quase que ritualmente dizem que defendem a paz mundial. É um discurso pronto e bonitinho. Mas de que paz estão falando? Como que alguém pode dar aquilo que não têm? 

Tipos de Paz

Há vários tipos de paz – no âmbito político, social e na diplomacia entre as nações. Mas todos estes veios de água tem uma só fonte – o coração humano. E a grande pergunta é:

— “O coração humano está em paz?”

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. (Pv 4.23)

Paz Mundial

E se a fonte estiver envenenada todo o restante o será. Todo o esforço mundial em estabelecer a paz em nossa civilização é como enxugar gelo. A fonte está em nosso ímpeto venal  o desejo interior. Enquanto não houver paz interior não haverá paz exterior. Alguém disse que enquanto jovem queria mudar o mundo. Passados uns dez anos queria mudar o país. Mais uma década e já se contentava em mudar o seu estado. Outros dez anos depois se concentrava em sua cidade. Passado outro tanto se preocupou com o seu bairro. Depois com a sua casa e – finalmente – descobriu que deveria mudar o seu coração.

Conceito de Paz 

O coração humano é um órgão físico que representa na Bíblia algo imaterial – emoção, vontade e inteligência – a alma humana. E chegamos aqui ao maior conceito de paz que jamais foi escrito em nenhuma outra obra com tamanha autoridade:

“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”. (Jo 14.27)

A definição da palavra paz passa por uma vida sem ameaças e sem medo. É sossego, ausência de hostilidades, tranquilidade e descanso. Mas seu significado para o coração humano jamais poderá ser alcançado em sua plenitude sem entender a mensagem daquele que fendeu a história em antes e depois – Jesus Cristo.

Paz de Deus

Ele saiu de sua imunidade a dor. Sendo Deus, se tornou como um de nós e tocou o nosso mundo, viveu nossos temores, foi homem de dores e experimentado no trabalho. (Is 53) Sua missão na terra foi pagar uma condenação que era nossa. No texto de Jo 14.27, Jesus está se despedindo de seus discípulos para culminar seu propósito. Mas havia um costume entre os judeus de se despedir desejando a paz. Jesus vai além de desejar a paz – ele simplesmente a dá como uma realidade  “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês".E antes que fosse confundido com um discurso bonitinho, ele deixa claro que não está fazendo como o mundo faz. 
Ele está falando de algo que pode ser provado por todo aquele que quiser ouvi-lo sem preconceito.

“Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia”. (Sl 34.8)


Paz na Guerra

O momento histórico em que viviam estava longe da paz. E principalmente para os seguidores de Jesus haveria perseguição religiosa, confiscos, torturas e morte. Está claro que Jesus não está falando de conceitos rasos da palavra paz. Porque neste sentido ela não haveria – por este prisma ele veio trazer a guerra e não a paz. Mas Jesus está garantindo uma paz que trás significado a vida da pessoa. Algo tão poderoso que compensaria toda a privação imposta pelo império romano contra os cristãos. E é fato que quanto mais Roma matava crentes, mais a igreja crescia. E até muitos oficiais e perseguidores do evangelho se convertiam à Jesus – como  Paulo – que mais tarde escreveu sobre este poder aos próprios romanos que se convertiam.

— “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”(Rm 1.16)

Estes fatos são registrados, não apenas na Bíblia, mas em um grande número de documentos antigos, marcando a história para sempre. Da mesma forma o Senhor deseja marcar a história da sua vida e família.

Definição de paz segundo o conceito de Jesus

Podemos atravessar crises e dificuldades em diversos momentos de nossa vida, mas isto não tem o poder de barrar o fluxo contínuo de paz que vem do trono de Deus. O Senhor Jesus explica este fenômeno assim:

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (Jo 16.33)

Ainda que todos os ventos estejam soprando contra os seus sonhos, descanse no Senhor, encha a sua mente da Palavra de Deus e viva uma realidade transformadora em sua vida.
A Paz do Senhor!

Você foi abençoado com esta palavra? Ajude-me a expandir o seu alcance. Sua oferta é muito importante. Saiba como contribuir AQUI.


Conheça os meus livros AQUI
Princípios de Honra - Adriano Alves - Missão Editorial

Deus criou princípios que funcionam para nossa vida e família. Entenda o que a Bíblia ensina sobre a administração do tempo e dinheiro. Esteja em guarda na batalha que ocorre todos os dias no mundo espiritual. Viva sob a perspectiva de um plano superior que Deus projetou para sua  eternidade. Versão e-book - 58 páginas - por apenas R$3,90.

 VER PRODUTO 


Para versão impressa basta enviar mensagem via whats app (43) 99639-0146 (R$20,00 por exemplar) FRETE GRÁTIS