Estudo bíblico, mensagem, reflexão e fé

Estudo bíblico, mensagem, reflexão e fé


Como poderemos tecer uma biografia de Jesus Cristo? A Bíblia deixa bem claro que Jesus é Deus. (Jo 1.1) Portanto ele existe eternamente...

A vida de Jesus Cristo - O que preciso saber sobre o pregador da Galileia



Como poderemos tecer uma biografia de Jesus Cristo? A Bíblia deixa bem claro que Jesus é Deus. (Jo 1.1) Portanto ele existe eternamente. Ele não tem começo e nem fim. A eternidade é um conceito que escapa à nossa capacidade de compreensão. 

Estamos limitados dentro do tic-tac do relógio – o tempo. Toda a nossa experiência está dentro do tempo. Portanto a história de Jesus ultrapassa nossa capacidade de processar tanta informação. 

Entretanto, ao tomar nota de um fato científico – de que o universo não é eterno como se pensava a cerca de cinquenta anos – este resumo da história de Jesus começa a partir daí . O tempo não existia antes do big-bang, nem o espaço e a matéria – portanto a causa do universo é atemporal, transcendente e imaterial. Sem ele nada do que foi feito se fez. (Jo 1.3) Todas as coisas foram feitas NELE, POR ELE e PARA ELE. 

E ele se manifestou ao mundo que ele mesmo criou como Jesus Cristo de Nazaré.

Nosso eterno Deus consiste em três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus filho é o verbo através do qual todas as coisas foram criadas.

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino... E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos”. (Hb 1.8 e10)

Jesus veio ao nosso mundo com um propósito

No momento em que o ser humano entrou em estado de rebelião, com a entrada do pecado no mundo, Jesus poderia nos entregar a nós mesmos. Estaríamos irremediavelmente perdidos. Não poderia também, como um juiz parcial, passar por cima de nossos pecados. Todo o ser inteligente no universo teria razão para duvidar da sua justiça. Mas havia uma saída: ele mesmo viria ao nosso mundo e sofreria a nossa condenação.

Assim o verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14)

Foi homem de dores e experimentado no trabalho (Is 53)

A mensagem de Jesus

Ao atingir sua maioridade – aos trinta anos conforme a cultura judaica na época – iniciou seu ministério. Suas mensagens atraiam multidões de pessoas. 

Por três motivos:

1- Falava de forma simples usando os simbolismos culturais e ilustrações comuns da época.

2- Sua mensagem ia de encontro com a necessidade das pessoas.

3- Falava com amor e interesse pelas pessoas.

Os milagres de Jesus

Suas mãos operaram tantos milagres quanto não se pode escrever. (Jo 20.30; 21.25) Mas ficaram registrados na Bíblia trinta e cinco milagres com uma função pedagógica para nós. Sendo vinte e três curas, nove milagres de poder sobre a natureza e três ressurreições. 

Pedro mais tarde assevera que a quantidade de milagres operados publicamente por Jesus tornava sua autoridade incontestável. (At 2.22) 

O sangue de Jesus vertido na cruz

Ele como homem em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hb 4.15) E por isto foi o único ser humano na história a ter a autoridade para sofrer a condenação de todos os demais e rasgar a promissória do pecado que pesava sobre nós. Na cruz ele sofreu a condenação do mundo inteiro. Foi como se pegassem a dor de todo o mundo e fizessem um bolo muito denso e o dessem para ele comer. Ele comeu a dor do mundo inteiro de uma só vez.  E agora a todos os que o recebem ele dá o direito legal de serem feitos filhos de Deus. (Jo 1.12)

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (Jo 15.13)

A vitória de Jesus sobre Satanás

Em Ef 4.9 vemos que Jesus, após morrer na cruz, desceu as partes mais baixas da terra, ao mundo dos mortos. 

Em Cl 2.15 diz que: 

“-despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”.

Já que “em tudo foi tentado, mas sem pecado”, (Hb 4.15), Jesus pôde rasgar a promissória do pecado que pesava contra nós. (Cl 2.14). 

Em Ef 4.8 diz que Jesus levou “cativo o cativeiro”. Poucos instantes antes de morrer, ele prometeu ao ladrão da cruz, 

“-hoje estarás comigo no Paraíso”. (Lc 23.43). 

Portanto, Jesus levou os mortos justos ao céu, lugar que chamou de Paraíso. Paulo corrobora esta revelação em 2 Co 12.1-4 afirmando que o Paraíso está no terceiro céu. 

Podemos conjecturar que o primeiro céu é a atmosfera terrestre, o segundo céu é o espaço sideral. Assim o terceiro céu está em uma dimensão desconhecida aos seres humanos.

A ressurreição de Jesus

A morte não poderia reter o Senhor da Vida. Ele morreu sem pecado e recebeu toda a autoridade que o ser humano perdeu para Satanás. Ao terceiro dia ressuscitou com seu corpo glorificado. 

Alguém me indagou um dia sobre cerca de dez mil religiões existentes no mundo hoje – dizendo ser impossível estudar todas elas e descobrir qual está falando a verdade. Eu respondi que também existem cerca de dez mil fundadores de religiões jazendo perenemente a sete palmos debaixo da terra – mas apenas um rompeu o libelo da morte e está entre nós. Seu nome é Jesus Cristo de Nazaré. Cristo Vive! E os seus milagres continuam mudando a história de milhares de famílias. Sim! Ele está vivo! Eu falei com ele hoje. Milhões de pessoas ao redor do mundo são testemunhas do seu poder. Você também pode conhecê-lo agora mesmo. 

Ore comigo:

Senhor Deus!

Eu recebo seu filho Jesus Cristo agora como meu único Senhor e suficiente Salvador. Confesso os meus pecados diante de ti e estou também renunciando todos eles. Eu creio que o sangue de Jesus é poderoso para me perdoar, libertar de todo mal e de me fazer agora uma nova criatura. Escreve o meu nome no teu livro da vida. Sela-me com ter Espírito Santo para o dia da redenção. Quero conhecê-lo e viver em sua presença. Em nome de Jesus! Amém!

Leia sobre Jesus Cristo:

A Bíblia Sagrada é um livro inteiramente confiável e inspirado por Deus. Leia primeiramente o Evangelho de João, depois Atos dos Apóstolos, os demais livros do Novo Testamento e por fim toda a Bíblia. Procure uma igreja evangélica onde se pregue uma mensagem genuinamente bíblica e se pareça com Jesus. Deus te abençoe! Fique na Paz do Senhor!